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IDENTIFICAÇÃO


LOCALIZAÇÃO


HISTÓRICO DO ESTABELECIMENTO


IMAGENS



IDENTIFICAÇÃO

Denominação: Colégio Estadual do Campo Humberto de Alencar Castelo Branco - EFM

Código: 0269

Endereço: Avenida Padre Antonio Otero Soares, nº 296 - Centro

Município: Santana do Itararé

Código do município: 2420

Fone/Fax: (43) 3526-1209

E-mail: soxhumberto@seed.pr.gov.br

NRE: Wenceslau Braz

Código do NRE: 30
 


No ano letivo de 2013 o colégio conta com turmas de 6º ao 9ª ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Espanhol totalizando  27 turmas, as quais se distribuem em 3 turnos da seguinte maneira:

Matutino
: 7 turmas de Ensino Fundamental e 3 turmas de Ensino Médio;

Vespertino: 7 turmas de Ensino Fundamental, 3 turmas de Ensino Médio e 2 turmas de Espanhol.

Intermediário: 1 turma de Espanhol;

Noturno: 3 turmas de Ensino Médio e 1 turma de Espanhol.

A Sala de Recursos atende alunos com deficiência mental e distúrbios de aprendizagem, no período da manhã. A professora Maria de Fátima Espósito Patriarca, especializada em Educação Especial, é a responsável pela turma.

A Sala de Apoio atende alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. A professora Glaucia Luciene Marques Lourenço Gabriel auxilia os alunos na disciplina de Língua Portuguesa e a professora Eledina M. S. Almeida os auxilia na disciplina de Matemática. As aulas são no período da manhã e tarde.

O colégio oferta também cursos técnicos, no período noturno (das 19 horas às 22h40), em parceiria com o Instituto Federal do Paraná. São eles:
- Técnico em Administração (terça-feira);
- Técnico em Serviços Públicos (terça-feira);
- Técnico em Segurança do Trabalho (quarta-feira);
- Técnico em Eventos (quarta-feira);
- Técnico em Agente de Saúde.

As aulas de Espanhol são ministradas às segundas e quartas-feiras, nos seguintes horários:

- 1º A: 13h20 às 15h00 (Básico)
- 2º A: 15h20 às 17h00 (Básico)
- 3º A: 17h00 às 18h40 (Básico)
- 1º B: 18h50 às 20h30 (Aprimoramento)

A professora Andréia do Prado é a responsável pelas turmas de Espanhol.

Pelo Programa de Atividades Complementares em Contraturno são ofertados os seguintes cursos:

- Cursinho Pré-Vestibular: às quartas e sextas-feiras, das 17h às 18h40.
Responsável pela turma: Hiolete de Fátima Ferraz Isac

- Voleibol: às terças e quintas-feiras, das 17h às 18h40
Responsável pela turma: Ezequiel Esposito

- Dança: às segundas e quartas-feiras, das 17h às 18h40
Responsável pela turma: Silvia Aparecida de Souza

LOCALIZAÇÃO


O Colégio Estadual do Campo Humberto de Alencar Castelo Branco está localizado a Avenida Padre Antonio Otero Soares, nº 296, no centro de Santana do Itararé, Estado do Paraná.

HISTÓRICO DO ESTABELECIMENTO


O Colégio Estadual do Campo Humberto de Alencar Castelo Branco iniciou suas atividades em 1959, autorizado pelo Decreto de 28/08/59. Na época, com o nome de Grupo Escolar de Santana do Itararé, o estabelecimento funcionava em um prédio de madeira, localizado na antiga rua Rio de Janeiro, atual rua Prefeito José de Oliveira, no centro de Santana do Itararé. A professora Albina Michalski respondeu pela direção do Grupo Escolar até a nomeação da primeira diretora.

Na gestão do Prefeito José de Oliveira, primeiro Prefeito Municipal, foi construído um prédio em alvenaria na Avenida Padre Antonio Otero Soares. O prédio ofertava três salas de aula, uma sala para diretoria e um pátio descoberto.

Com o Decreto nº 21.610, Diário Oficial nº 181, de 23/11/70, o Grupo Escolar de Santana do Itararé passou a denominar-se Grupo Escolar Humberto de Alencar Castelo Branco. Ainda no ano de 1970, pelo Decreto Governamental nº 22.146 de 30/12/70, foi criado o Ginásio Estadual de Santana do Itararé, tendo o início de suas atividades no ano de 1971. Tanto o Grupo Escolar, que atendia alunos de 1ª a 4ª série, quanto o Ginásio Estadual, que atendia alunos de 5ª a 8ª série, funcionavam no mesmo prédio.

Em 1975 o prédio foi ampliado, passando a disponibilizar seis salas de aula, uma sala para direção e secretaria, cantina, sanitários masculinos e femininos e uma quadra de esportes com piso de cimento.

Em 1981 o Ginásio Estadual de Santana do Itararé e o Grupo Escolar Humberto de Alencar Castelo Branco passaram a constituir-se em um único estabelecimento, com a denominação de Escola Humberto de Alencar Castelo Branco - Ensino de 1º Grau.

Em 1983 foi autorizado o funcionamento do Ensino Regular de 2º Grau. Assim, a Escola Humberto de Alencar Castelo Branco - Ensino de 1º Grau passou a denominar-se Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco - Ensino de 1º e 2º Grau. Neste mesmo ano foi aprovado o Projeto de Implantação do Ensino Regular de 2º Grau com proposição da Habilitação Básico em Comércio. O reconhecimento do curso deu-se em 1985. Em 1992 o curso foi cessado definitivamente, em decorrência da Habilitação Auxiliar de Contabilidade.

Em 1990 foi aprovado o Projeto de Implantação Adicional da Habilitação do Magistério, sendo autorizado no mesmo ano seu funcionamento. O reconhecimento do curso deu-se em 1993. Em 1997 o curso foi cessado definitivamente.

Em 1995 foi autorizado o funcionamento da 4ª série da Habilitação Técnico em Contabilidade.

Nos anos de 1997 e 1998 foi desenvolvido o Programa Adequação Idade-Série (PAI-S).

Em 1998 foi autorizado o funcionamento do curso de 2º Grau - Educação Geral, com implantação gradativa a partir de 1997. No mesmo ano da autorização de funcionamento foi reconhecido o Ensino Médio, sendo a nomenclatura do estabelecimento alterada para Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco - Ensino Fundamental e Médio.

No ano de 2000, com a municipalização de 1ª a 4ª série, o Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco passou a ofertar somente de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental, Ensino Médio e o último ano de Educação Geral.

Em 2001, ano em que a professora Angela Maria de Oliveira assumiu a direção do estabelecimento, o uniforme obrigatório foi instituído, sendo exigido, a partir de então, o uso de uma camiseta cinza com brasão do colégio, a qual foi escolhida após realização de um concurso.

No mesmo ano foi realizado um mutirão para a construção de um quiosque para os alunos, o "cantinho do aluno".

Em 2002 os banheiros dos alunos e dos professores foram reformados. Ainda neste ano, foi construído um novo gabinete para a direção.

No ano de 2003 foram realizadas as seguintes benfeitorias: piso no hall de entrada do colégio, cobertura em frente ao refeitório e nova fachada para o estabelecimento. Este ano também marcou o início do Projeto Feira Cultural e do Projeto de Leitura. 

A partir de 2004 o colégio passou a oferecer aos professores estacionamento com portão eletrônico.

Em 2005 foi construída a casa do zelador, que teve como primeiro permissionário o falecido professor João Gonçalves de Siqueira.

No ano de 2007 o colégio recebeu do Programa Paraná Digital 20 computadores novos para o Laboratório de Informática, 4 computadores novos para a Secretaria e 3 impressoras a laser. Neste ano teve início o Projeto Semana das Profissões.

Em 2008 o colégio passou por uma reforma geral, com início no mês de fevereiro e término em junho do mesmo ano. As obras incluíram pintura de todas as dependências do estabelecimento, troca de piso e forro onde se fez necessário e construção de uma cobertura ligando o bloco superior do prédio ao inferior.

Em maio de 2008 o colégio foi contemplado pelo Projeto TV Pendrive. Cada sala de aula recebeu um televisor 29' com entradas para VHS, DVD, cartão de memória e pen drive e saídas para caixa de som e projetor multimídia.

A Diretora Angela Maria de Oliveira, designada pela Resolução nº 58/06, de 16 de janeiro de 2006, permaneceu na direção de 2001 a 2008.

Em janeiro de 2009, o professor Dorival de Assis Ferreira assumiu a direção, designado pela Resolução nº 5909/08, de 24 de dezembro de 2008, tendo como Diretora Auxiliar a professora Elza Maria de Almeida.

Em julho de 2010, a professora Elza Maria de Almeida, afastou-se de suas funções para participar do PDE.

Em agosto de 2010, o funcionário Técnico Administrativo, Sirineu Mota Pereira, assumiu a Direção Auxiliar por meio de eleição direta, onde participaram como votantes os membros da APMF e do Conselho Escolar.

Em agosto de 2011 a professora Elza Maria de Almeida reassumiu a Direção Auxiliar.

Em janeiro de 2012, a professora Sandra Mara Elias Gomes da Silva assumiu a direção, designada pela Resolução nº 6012/2011, de 06 de janeiro de 2012, tendo como Diretora Auxiliar a professora Rosiclede Anhaia da Silva.


Relação de Diretores:


- Albina Michalski - Diretora Provisória - 28/08/59 a 19/04/60;

- Joana Gil Kurts, designada pela Portaria nº 5.364 de 20/04/60;

- Alice Eduvirgem, designada pela Portaria nº 17.860 de 21/12/60;

- Dione Corcine de Oliveira, designada pela Portaria nº 819 de 25/02/66;

- Judith Koproski, designada pela Portaria nº 5.117 de 03/09/69;

- Albina Michalski de Paula, designada pela Portaria nº 7.457 de 29/06/72;

- Rosemary F. L. Teixeira, designada pela Resolução nº 198 de 09/05/75;

- Hamilton Gonçalves dos Santos, em 1975;

- Aparício Romão de Paiva, designado pela Resolução nº 91 de 16/01/76;

- Rosemary F. L. Teixeira, designada pela Resolução nº 911 de 23/05/77;

- Judith Koproski, designada pela Resolução nº 1.104 de 1979;

- Maria Berehulka de Souza, designada pela Resolução nº 2.666 de 1983;

- Joana Paitach da Silva, designada pela Resolução nº 171 de 1986;

- Daisy de C. Ferreira, designada pela Resolução nº 4.872 de 1987;

- Jorge Benedito Vidal, designado pela Resolução nº 03508 de 1989;

- Maria Guiomar G. L. Coppola, em 1992;

- Helta M. L. T. de Souza, designada pela Portaria nº 01011 de 1992;

- Maria Guiomar G. L. Coppola, designada pela Resolução nº 039947 de 1993;

- Elza Maria de Almeida, designada pela Resolução nº 4.350/97 de 20/01/98;

- Angela Maria de Oliveira, designada pela Resolução nº 0057/01;

- Angela Maria de Oliveira, designada pela Resolução nº 3068/01;

- Angela Maria de Oliveira, designada pela Resolução nº 4254/03 de 23/01/04;

- Angela Maria de Oliveira, designada pela Resolução nº 58/06 de 16/01/06;

- Dorival de Assis Ferreira, designado pela Resolução nº 5909/08 de 24/12/08;

- Sandra Mara Elias Gomes da Silva, designada pela Resolução nº 6012/2011, de 06/01/12.


IMAGENS







 

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”Onde há vontade não falta caminho”.
(J. R. R. Tolkien)



Responsável pelos textos e edição do site: Priscilla Malaquias de Paulo

 















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